top of page

UFPR constrói a maior Usina Fotovoltaica em carport do Brasil

  • Foto do escritor: Rodrigues Solar
    Rodrigues Solar
  • 14 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) que fica em Curitiba (PR), fez a construção da maior Usina do estado do Paraná e do país em geração de Energia Solar Fotovoltaica em carport (em inglês: estacionamento para carros). Sua estrutura é igual a de um estacionamento ao ar livre que tem vagas cobertas. O que difere é que a cobertura do local, é feita com uma estrutura modelar, composta de perfis metálicos prontos para receber painéis fotovoltaicos.


A Usina tem sido a maior estrutura pública para geração de energia solar do Paraná.

Portanto, o estacionamento cumpre duas funções, protege e dá sombra aos veículos estacionados e o mais importante -na questão de sustentabilidade- gera energia limpa para utilização da própria Universidade.


ree

Os investimentos no projeto são da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e foram mais de R$5 milhões.

A usina conta com 375 vagas cobertas para carros, ao total são 2.376 painéis sobre as vagas, além dos outros 538 módulos sobre os telhados dos edifícios de engenharia química e elétrica. A potência total é de 1.166 kWp, essa é a potência instalada da usina. Já a geração total de energia é de 1.300 MWh por ano, o que corresponde ao abastecimento de 722 residências (com consumo médio) em um ano.


A geração da usina é suficiente para abastecer 50% do Campus Politécnico no período de 12 meses. Além disso, sua geração evita a emissão de 96 toneladas de CO² por ano, o que equivale à preservação de 4.372 árvores.

Também não podemos esquecer de citar a questão econômica gerada pela usina, o valor estimado da economia pela Universidade Federal do Paraná é de R$ 2 milhões ao ano.

É um valor que deixa de ser gasto com a conta de luz e é redirecionado para o investimento em outras atividades e projetos da instituição.


ree


Usina de Aprendizagem


Além da energia e economia gerada, a usina também servirá como um espaço de ensino e pesquisa.

De acordo com Libia Baranhuk (analista de projeto da Funpar), a usina traz para dentro da Universidade a possibilidade de ter um laboratório a céu aberto. Ela explica também que o curso de Engenharia Elétrica é que fica responsável pela gestão da estrutura. Porém, dentro do Projeto de Eficiência Energética da UFPR há representantes dos cursos de física, química, engenharias ambiental, mecânica e química, além do curso de arquitetura e urbanismo.


Como a usina também servirá de laboratório de estudo e pesquisa, os profissionais vão poder manipular um pouco mais a energia e como ela vai ser fornecida para a rede, vão poder avaliar quais são as alterações na rede com as próprias mudanças e os impactos disso.



Autora: Luana Oliveira.


Referências: Gazeta do Povo.


Comentários


bottom of page