O uso da energia solar na zona rural
- Rodrigues Solar
- 24 de fev de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jun de 2023

A energia solar fotovoltaica começou a ser utilizada justamente como uma alternativa para prover eletricidade em locais aonde não havia alcance das distribuidoras de energia elétrica.
Inicialmente o tipo de sistema utilizado era o Off Grid, no qual se faz o uso de baterias para o armazenamento de energia, tendo a vantagem de não precisar estar conectado a rede da concessionária, como nesse casos de locais afastados.
Atualmente, para locais em que a rede da Concessionária atende, há também a opção do sistema indicado o sistema convencional, On Grid, em que o produtor rural pode utilizar os benefícios da energia solar sem a necessidade de bancos de baterias.
Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diversas formas, algumas como:
Bombeamento de água;
Secagem e armazenamento de grãos;
Fonte de energia para cercas elétricas;
Irrigação de plantações;
Refrigeração.
Não podemos deixar de citar também a economia, que aumenta o lucro e possibilita um maior investimento no agro negócio local. Tão importante quanto a economia de gastos com contas de energia, há vantagem ecológica, já que a energia solar é totalmente limpa e sustentável. Dessa forma, a energia solar resolve o problema do abastecimento de energia, aumenta a lucratividade do produtor e ajuda a preservar o meio ambiente.
Sem contar que, o custo das tecnologias estão em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor, tornando cada vez mais acessível aos consumidores no geral.
Autora: Luana Oliveira.


.png)



Comentários