top of page

O que compõe um Sistema Fotovoltaico?

  • Foto do escritor: Rodrigues Solar
    Rodrigues Solar
  • 14 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2024

Um sistema fotovoltaico nada mais é do que um conjunto de equipamentos capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. Sistemas como esses podem abastecer residências, comércios, empresas, industrias e áreas rurais.

Esse conjunto é composto por equipamentos específicos. Dentre eles, podemos destacar os módulos fotovoltaicos e o inversor solar. Além também, de toda estrutura de fixação e cabos que tornam a instalação de sistemas fotovoltaicos viável.

Os principais componentes de um sistema fotovoltaico:


Módulos fotovoltaicos


ree

Os módulos fotovoltaicos, também conhecidos como placas solares, são instalados nos telhados das casas, empresas ou locais responsáveis por receber a irradiação solar. No seu interior, esses painéis contam com várias células fotovoltaicas compostas de materiais semicondutores, capazes de realizar o efeito fotovoltaico, ou seja, transformar a luz solar em energia elétrica.

Os módulos de silício são os mais usados. Esse efeito acontece por meio de reações no nível dos elétrons.



Inversor

ree


Os módulos são ligados a um inversor solar, que tem um papel fundamental: converter a energia gerada pelos painéis de corrente contínua em corrente alternada. Essa transformação é muito importante, porque na maior parte dos lugares, a corrente usada é a alternada, permitindo, portanto, ligar eletrodomésticos e demais aparelhos.



Materiais Elétricos


ree

O sistema solar fotovoltaico possui elementos que ajudam a proteger e conservar o sistema, garantindo maior segurança para os equipamentos.

Entre outros materiais, estão os disjuntores de proteção das correntes contínuas e alternadas, bem como conectores dos módulos e a parte de cabeamento elétrico.

A parte de cabos em sistemas de energia solar fotovoltaica precisam atender a uma série de requisitos e critérios estabelecidos em projeto e em normas.

Um dos fatores a serem analisados, por exemplo, é o revestimento que obrigatoriamente tem que ser diferenciado para aguentar à incidência constante de luz solar, ao calor e à queima, além de suportar também a corrente de cada sistema de energia solar fotovoltaica.



Estruturas de fixação


ree

A estrutura de suporte e fixação é quem dá sustentação e apoio aos módulos fotovoltaicos, levando em consideração o local de instalação, o material dos módulos e a inclinação necessária para captar mais radiação solar.

As estruturas e mecanismos de fixação, são feitos na maioria das vezes de alumínio ou aço inoxidável, materiais extremamente resistente ao tempo, mantendo assim o padrão e a qualidade na vida útil dos equipamentos.



String Box


ree

Esse aparelho é o responsável pela proteção do sistema contra surtos e quedas, além de contar com o botão de ligar e desligar do painel. Atualmente, alguns inversores já contam com esse sistema internamente, dispensando o uso dele separadamente.



Baterias


ree

Estão presentes no sistema off-grid e híbrido. Elas podem ser de vários tipos e armazenam a energia gerada pelas placas solares. Nos sistemas off-grid, as baterias são acionadas no período em que não há sol, por exemplo, para o uso de energia durante à noite.



Controlador de carga


ree

O controlador de carga é usado apenas nos sistemas off-grid, que não são ligados á rede. É ele que faz a conexão entre o módulo fotovoltaico e a bateria de forma correta, além de evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.


Relógio medidor de energia


ree

No sistema on-grid, que não tem baterias, acontece a substituição do relógio de luz por um modelo bidirecional, capaz de medir a entrada e a saída de energia. Assim, ele consegue medir a energia elétrica usada da concessionária, nos períodos em que não há luz solar, e a energia solar gerada em excesso, que é injetada na rede da distribuidora, calculando quanto será emitido em créditos energéticos.


O padrão dos monitoramentos do mercado mostram os seguintes dados:


  • Economia gerada em reais;

  • Energia produzida em kWh no dia, mês, ano, total;

  • Dados ecológicos como: árvores salvas, Km não rodados, CO2 não emitidos;

  • Status da Usina.


Esses foram os equipamentos e partes do sistema fotovoltaico mais comuns, de acordo com o caso, podem haver mais equipamentos. Por exemplo, no caso do uso de tecnologia trackers, há o incremento de um sistema de rotação na estrutura da placa, que permite que ela se movimente durante o dia, tornando a posição dos módulos a mais voltada ao norte possível, prática que melhora a eficiência e o rendimento do sistema.


Ficou com alguma dúvida?

Escreve para a gente, que te responderemos!



Autora: Luana Oliveira

Revisora: Eng. Vanusa Rodrigues.


Comentários


bottom of page