top of page

Financiamento de energia solar: Vale a pena?

  • Foto do escritor: Rodrigues Solar
    Rodrigues Solar
  • 16 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de jan.

Atualmente, qualquer consumidor conectado à rede elétrica pode instalar um sistema fotovoltaico financiado por linhas de crédito para energia solar.  Existem diversas linhas de financiamento de energia solar, através de bancos públicos e privados, tornando a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessível.

 

E isso, graças ao reconhecimento de que um sistema de energia solar fotovoltaica é um investimento viável e que proporciona retorno financeiro desde a instalação até o fim da vida útil do sistema, que possui em média 25 anos.


As melhores opções para financiar energia solar cobrem 100% do projeto e oferecem limites de crédito que podem atender a instalação em qualquer tipo de imóvel, desde residências e pequenos comércios até grandes empresas, agronegócios e indústrias.


Quais os tipos de linhas de crédito para financiar energia solar?


Algumas das linhas para financiar energia solar são exclusivas para pessoas físicas ou jurídicas, enquanto outras atendem a ambas, normalmente com prazos, taxas e limites de crédito personalizadas para cada tipo de consumidor.

Em algumas instituições financeiras, também existem algumas opções de financiamento exclusivos para energia solar, com taxas reduzidas, visando apoiar o uso da energia limpa.

Para o setor rural também há opções exclusivas que ajudam a fomentar o desenvolvimento de produtores e empresas do agronegócio.


E qual passo a passo deve ser seguido para realizar um financiamento?


  1. O cliente escolhe em qual banco quer solicitar a simulação do financiamento (quase sempre é o banco ao qual o cliente já possui um relacionamento de longo prazo, pois ele poderá ter benefícios e isenções);

  2. Após a análise e confirmação do cliente, o pedido do financiamento é pré-aprovado, o gerente responsável envia uma carta de autorização de faturamento para a empresa que será responsável pela venda e instalação do sistema, informando os dados do cliente e a alienação que deve constar na nota fiscal;

  3. Após a emissão da Nota Fiscal, esta é enviada ao banco para pagamento;

  4. Ao passo que o pagamento é realizado, o projeto seguirá para produção e instalação.


Entretanto, caso o cliente não tenha nenhuma opção de financiamento em mente, a Rodrigues Solar conta com as melhores formas de pagamento, para que se adeque a melhor possibilidade para o cliente.


Lembrando que, a forma de pagamento que maximiza o retorno sobre o investimento (TIR) e diminui ao máximo o Payback (tempo para retorno) de um sistema fotovoltaico é o formato “à vista” ou parcelamento com baixo juros, como a linha de crédito encontrada em bancos que possuem benefícios fiscais para produção de energia limpa.


Financiamento: O custo é alto?


O financiamento do sistema de energia solar é realizado já com a intenção de facilitar o investimento para o cliente final e muitas vezes o seu custo não aumenta as despesas do investidor, isso porque ele pode reduzir sua conta de luz ao custo mínimo e com o dinheiro dessa economia, pagar a parcela do financiamento.

O resultado disso é que o cliente pode adquirir seu sistema fotovoltaico sem desprender de muito dinheiro e após o pagamento do seu financiamento terá uma receita de lucro no valor da parcela do financiamento realizado, todo mês!


É como na compra de uma casa, após o financiamento pago é só alegria e você não se preocupa mais com o valor do aluguel (nesse caso, com a conta de luz alta!).


Resumindo, vale a pena financiar energia solar?


Sim. Financiar energia solar é uma ótima opção para você que deseja instalar o seu sistema, mas não possui disponibilidade de capital para o investimento inicial.

Ou então, como empresários por exemplo, não querem tirar uma alta quantia do caixa de sua empresa.


Hoje, o custo de um sistema fotovoltaico é mais acessível e quando se analisa o Payback (Tempo de retorno do investimento), o sistema se paga com a própria economia gerada, em torno de 4 anos, podendo então apenas desfrutar de todos os benefícios da energia solar.


Apesar de a opção mais vantajosa continuar sendo o pagamento à vista sem juros, vemos que as opções de financiamentos costumam oferecer taxas de juros e prazos bem atrativos, que permitem diluir o investimento inicial e ainda obter um grande retorno financeiro com a tecnologia.


Certamente, todas essas facilidades do crédito para financiar energia solar ajudaram a expandir o acesso à tecnologia e a aumentar o número de instalações nos últimos anos. 

 

Hoje, os micros e minigeradores de energia solar já atendem mais de um milhão de brasileiros, que economizam até 95% na conta de luz e ficam livres da inflação energética, e a oferta de crédito certamente vai continuar ajudando mais consumidores a conquistar essas vantagens.


E você, já fez as contas de quanto você gasta em apenas um ano com conta de luz?

Quem compara, investe em energia solar!


Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e realize uma simulação de financiamento com a melhor solução para o seu caso!


Telefone e WhatsApp: (15) 99702-5141



Autora: Luana Oliveira.


Comentários


bottom of page