top of page

Como funciona o monitoramento do sistema de energia solar?

  • Foto do escritor: Rodrigues Solar
    Rodrigues Solar
  • 18 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024

O monitoramento do seu sistema de energia solar é muito importante e hoje em dia, contamos com recursos e tecnologias que auxiliam a acompanhar com maior precisão o desempenho desses sistemas.


Ao adquirir um sistema fotovoltaico, é natural que você queira acompanhar o desempenho das placas solares e da geração de energia produzida. Esse é um diferencial que o monitoramento de energia solar consegue proporcionar.


Os sistemas de monitoramento são capazes de enviar informações relacionadas à produção de energia para uma plataforma online, a qual é administrada por um software que monitora a performance do sistema fotovoltaico.

O inversor, que realiza a conversão da corrente contínua gerada no painel fotovoltaico para corrente alternada, também possui o papel de fazer todo o monitoramento de produção de energia elétrica.

Como fazer o monitoramento solar da produção de uma usina?


ree

Você pode realizar o monitoramento do seu sistema por onde preferir, na sua conta de luz, no próprio equipamento (inversor), mas não é preciso fazer o monitoramento de energia diretamente no equipamento, já que, no fim da instalação de um sistema, os técnicos costumam ligar o inversor à rede Wi-Fi local. Assim, você consegue ter acesso ao sistema de monitoramento solar de qualquer lugar, no seu celular ou computador, seja por meio de site ou por aplicativo, de acordo com cada fabricante.

Com essa ferramenta, é possível acompanhar o desempenho do sistema fotovoltaico desde o início de suas operações até anos mais tarde. Isso porque, ela fornece históricos de qualquer período e dados em tempo real.

Com essa tecnologia, você tem acesso às informações do sistema e conta com recursos rápidos, precisos e automatizados a partir da inteligência artificial. De forma facilitada você fica sempre no controle da sua geração e a informações, como:


  • geração instantânea. Esse é um recurso que apresenta a informação sendo obtida em tempo real, o que é determinante para saber como anda o desempenho dos seus painéis solares;

  • dispositivo de alerta;

  • desligamento em casos de possíveis falhas;

  • leitura dos dados do inversor e transmissão dessas informações;

  • economia na conta de luz;

  • histórico de geração;

  • tempo de retorno do investimento;

  • quantidade de CO2 evitados (e um comparativo com a quantidade de árvores plantadas).


Quais as vantagens do monitoramento de energia solar?


Entre todas as vantagens de estar sempre por dentro da geração e economia que seu sistema tem desempenhado, está também a identificação imediata de possíveis erros de funcionamento.

Se seu inversor apresentar algum erro de desempenho, certamente você conseguirá identificar pelo monitoramento.

Se os módulos estão com o desempenho menor que o esperado, talvez esteja na hora de realizar a manutenção de limpeza.

Outro benefício dessa ferramenta é a possibilidade de confirmar se os valores cobrados na sua conta de energia estão corretos, uma vez que você consegue descobrir o volume gerado pelo seu sistema, podendo compará-lo com o total de créditos solares contabilizados pela distribuidora. Além disso, o monitoramento solar é extremamente útil para o cálculo de economia gerada e análise do retorno de investimento.

Portanto, você só tem ganhos ao utilizar um sistema de monitoramento de energia solar, podendo otimizar o funcionamento da sua instalação e estar sempre por dentro da sua geração e economia.


Assista nosso conteúdo sobre Monitoramento do sistema fotovoltaico:

https://www.instagram.com/reel/CrlX0lTNJD-/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==



Autora: Luana Oliveira

Referências: Portal Solar e Rodrigues Solar.


Comentários


bottom of page