top of page

A importância do Engenheiro Eletricista para energia solar

  • Foto do escritor: Rodrigues Solar
    Rodrigues Solar
  • 23 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024


ree
Usina Faria - Projeto autoral: Rodrigues Solar

Hoje, 23 de novembro, é comemorado o dia do Engenheiro Eletricista, profissional responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.


A escolha da data é uma referência a fundação, no ano de 1913, do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, uma das maiores escolas de Engenharia do Brasil.

Atualmente, segundo dados do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), existem mais de 115 mil engenheiros eletricistas registrados no Brasil.


Entre as diversas áreas de atuação para o engenheiro eletricista, está o mercado fotovoltaico, que inclusive, está ganhando cada vez mais profissionais.


A procura pela energia solar tem sido cada vez maior, consequentemente, com ela também cresce o número de instalações incorretas, que podem resultar em: incêndios, choques, desabamento de telhados.

E isso não se resulta por serem casas antigas com estrutura frágil, até mesmo em casas de alto padrão é possível identificar instalações com irregularidades, sem as boas práticas da engenharia.


Isso se deve a erros de projeto ou de execução, que devem ser evitados pela equipe técnica responsável. O engenheiro que elabora o projeto tem por dever, seguir normas e padrões técnicos que garantam o bom funcionamento da instalação elétrica, e a segurança do local.


Projetos mal dimensionados, por técnicos irresponsáveis, geralmente usam materiais inferiores ao necessário para garantir a segurança, um exemplo clássico é a utilização de cabos com bitolas inferiores a recomendada, essa prática leva a uma questão de tempo para acontecerem sobrecargas, podendo levar até a incêndios gravíssimos. Outro erro de dimensionamento gravíssimo é a ausência de aterramento, elemento essencial para a segurança do local.


Por isso, a vistoria técnica é indispensável antes da instalação e deve ser feita pelo engenheiro responsável que siga as normas de qualidade técnica, sem abrir mão das boas práticas e normas de segurança.


Todos se beneficiam de uma engenharia bem feita! E claro, deve haver um equilíbrio entre a necessidade técnica e o custo financeiro, porém nunca pode haver supressão de alguma norma ou equipamento de segurança, para redução de gastos. Lembrando que, energia elétrica é coisa séria e um erro pode causar danos materiais e até mesmo físicos.


Um exemplo: Se o cliente possui um telhado grande porém com pouca área que dá para utilizar, é muito útil saber identificar essa questão de antemão. Afinal, o cliente pode imaginar que precisa cobrir todo o telhado com painéis grandes, crendo que só assim poderá gerar energia o suficiente. Porém, já existem no mercado painéis de dimensões menores e mais leves, sem abrir mão da potência. Nesse caso, primeiramente o responsável técnico deve realizar o projeto para dimensionar o que realmente será necessário, passar isso ao cliente, e após isso identificar o espaço útil para instalação, se realmente não for o suficiente, deve ser estudado alternativas juntamente com o cliente, buscando a melhor solução.


É indispensável ter o conhecimento de diferentes produtos, e considerar o que o engenheiro afirma ser viável é indispensável para um resultado de excelência. É preciso fazer o cliente entender que o custo-benefício de um projeto adequado às normas de segurança é superior à economia da famosa "gambiarra".


Também é interessante a realização de um laudo sobre a estrutura que receberá a instalação dos módulos, onde pode se garantir que o local designado suportará o peso, se é necessário realizar algum reforço.


O dimensionamento do sistema também é indispensável, com um engenheiro especialista, podemos dimensionar a área de instalação, conferir informações sobre irradiação do sol, qual o melhor ângulo para a inclinação dos módulos, afim de se ter o melhor aproveitamento para geração de energia.


Com tudo alinhado, o cliente terá a garantia de um sistema potente e conforme sua necessidade, e o engenheiro responsável saberá que atuou oferecendo a solução ideal e responsável para seu cliente, sem colocar pessoas ou patrimônios em risco. A recompensa é conquistar a confiança de clientes e promover sua empresa diante da honestidade e bom desempenho.



ree

A Rodrigues Solar oferece serviços de engenharia elétrica especializada em energia solar, garantindo sempre a melhor qualidade e segurança em seus projetos.


PR-198725/D

Vanusa Rodrigues de Oliveira

Engenheira responsável Rodrigues Solar






Autora: Luana Oliveira.







Comentários


bottom of page